terça-feira, 23 de dezembro de 2008

2008 - 2009





















UM LIVRO EM BRANCO
A CADA ANO NOVO

SAULO ROCHA
João Pessoa - PB

O saudoso médium mineiro Francisco Cândido Xavier costumava ensinar àqueles que procuravam com ele aprender alguma coisa mais proveitosa para sua educação espiritual que "ninguém deveria meter-se na vida de quem quer que seja para mostrar-lhe que está errado nisso ou naquilo".

Segundo Xavier, "não temos o direito de passar a limpo a vida de ninguém enquanto a nossa anda de braços dados com o descaso ético, moral e espiritual".

Este aspecto de conduta e comportamento não é levado a sério por muita gente. Principalmente quando vivemos no mundo achando que os outros têm que nos suportar a todo custo.

Daí os problemas que aparecem todos os dias, fomentando a violência e a brutalidade de gente que ainda não tem o mínimo de educação e respeito pelo bem-estar físico e espiritual dos outros.
Por nada alguém atira no outro ou agride com barra de ferro quem "se atreve" corrigí-lo por algo mal feito.

A vida humana não parece valer tanto quanto a de uma barata.

As crises morais da sociedade humana estão ficando insuportáveis a cada dia. Com o advento de um novo ano parece que algo diferente vem restabelecer a ordem das coisas entre os homens de boa vontade.

Todo mundo grita por uma boca só: Paz!!! Queremos paz e o direito de ir e vir, de brincar com o filho na pracinha, de passear com a família num recanto bucólico da cidade, de ir à praia e ao parque sem ser molestado por malfeitores de plantão.

No entanto, essa paz precisa ser escrita no livro de nossa existência todos os anos.

O ano de 2009 será aquilo que nós proporcionarmos a ele no decorrer dos seus 12 meses. Não adianta apelarmos para os santos do dia para nos livrar dos problemas que nos apegamos equivocadamente.

Viver é uma arte. É preciso viver com inteligência, bom senso e auto-crítica. Somos um livro em branco a cada ano que recomeça. O que escrevemos nele com as nossas atitudes é o que vai prevalecer na revisão e na redação final.

Não adianta esquecer o ano velho se dele não tiramos as melhores lições para fazer do ano novo um ano pleno de paz, saúde e bom ânimo. O que deixamos de fazer positivamente lá atrás certamente causará profundo reflexo nas manifestações do nosso viver no presente e no futuro.

Se não cuidarmos, o ano novo não passará de mais um ano velho nas anotações diárias nas páginas do livro de nossa existência. Pior de tudo, sem dúvida, é o encalhe dos nossos sonhos e projetos pessoais.

Feliz Natal! Bom Ano Novo para todos nós! Com muito trabalho, respeito e dignidade!

Nenhum comentário: