segunda-feira, 22 de junho de 2009

REPORTAGEM ESPECIAL


























FOTO 1 - O fundador da APBP, Erich Stegmann
FOTO 2 - Convite produzido pelos pintores

PINTORES COM A BOCA E COM OS PÉS:

PINTANDO A VIDA COM TALENTO

E COM MUITA DIGNIDADE


CARMEM PAIVA DE BARROS
João Pessoa - PB

Meu primeiro e surpreendente contato com a Associação Pintores Com a Boca e Com os Pés (APBP) ocorreu por conta de uma correspondência endereçada ao meu filho Luiz Cláudio Paiva Duarte, que ficaria tetraplégico pelo resto da vida se não tivesse desencarnado aos 41 anos, vítima de latrocínio bárbaro e covarde.

Fiquei surpresa com o inusitado do material enviado pelos talentosos e especiais artistas plásticos que compõem essa conceituada associação não beneficente, com sede na Rua Tuim, 426, Moema, São Paulo, SP, CEP 04514-101, telefone (11) 5051-1008.

O material enviado (cartões e gravuras) trouxe anexo um folheto demonstrativo e uma carta. Nela, o signatário explica a fundação principal da APBP e que, por meio da pintura e do desenho, pretendem "ser úteis de alguma forma para não viver dependente da caridade alheia."

Na associação todos os seus integrantes aprendem a desenhar e pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés.

Fundada em 1956 por Erich Stegmann (1912-1984), a APBP deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos produzidos. É uma associação internacional cuja preocupação é incentivar pessoas com deficiências, proporcionando-lhes bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.

Eles trabalham graças ao apoio que recebem das pessoas que sabem valorizar o ser humano pela capacidade de se manter dignamente no meio da sociedade produtiva.

Se você tem mãos e pés perfeitos, mas acha que Deus não foi tão bom assim, mire-se no exemplo desses homens e mulheres que pintam a vida com gratidão e alegria!

Saiba mais sobre APBP acessando o site www.apbp.com.br. Está linkado neste Blog, na coluna à direita.

Nenhum comentário: