sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Polêmica no Movimento Mineiro
























A SANTIFICAÇÃO DE CHICO XAVIER
E OS EQUÍVOCOS DAS REVELAÇÕES
DO DR. INÁCIO FERREIRA

JOSÉ PASSINI - MG
Correspondente regional

Muito justo se homenageie quem dedicou sua vida à obra que conhecemos. Mas a institucionalização dessas homenagens parece-nos equivocada, pois até já se deu nome aos eventos: II Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra. Por certo virão outros III, IV, V...


Não estaríamos entrando na mesma onda que desviou o rumo do movimento cristão, transformando-o em religião contemplativa, ao instituir o culto aos santos? Concordamos com a homenagem, mas chamamos a atenção para a institucionalização.

Mas, a nosso ver, não apenas isso é grave. Parece-nos que estamos sendo levados pela emoção, deixando de lado os sábios ensinamentos de Kardec, que nos orientam no sentido de analisarmos serenamente tudo o que fazemos e o que deixamos de fazer a fim de não macularmos o nome da Doutrina que nos abre novas perspectivas diante da Eternidade.

Depois dessa solenidade, como será explicada a posição da Doutrina diante da interrupção da gravidez, sem em O LIVRO DOS ESPÍRITOS aprende-se que só é lícita no caso de risco de vida para a mãe, comparando-se com o que é afirmado na obra de um dos oradores desse evento, através de cuja psicografia há um apoio explícito ao aborto, em caso de anencefalia e de estupro?

Veja-se o que está nos livros "Chico Xavier Responde" e "Fala Dr. Inácio!"

Que explicações será dada àqueles que, baseados no ensinamento dos Espíritos Superiores, combatem o aborto, ao lado da FEB?

Qual será o Chico Xavier homenageado: aquele médium nobre, através de cuja mediunidade nos veio essa obra magnífica, que é um verdadeiro desdobramento da Terceira Revelação, ou aquele retratado no livro "Chico Xavier Responde?"

Colocar esse livro ao lado da obra do verdadeiro Chico é uma verdadeira profanação, agora institucionalizada por essa solenidade que, a nosso ver, é mais um acinte à sua memória, do que uma homenagem.

Será que as instituições que representam o Espiritismo neste país estão entrando nessa terrível onda empresário-editorial que, desgraçadamente, se instalou e se generalizou pelo Brasil?...

Nenhum comentário: