quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Religião












FAÇA DA FÉ
RACIONAL O
SEU CAMINHO
PARA DEUS





J. J. TORRES,
Brasília - DF.

O movimento espírita brasileiro comporta um sem número de "correntes" tão confusas quanto incipientes de veracidade filosófica e científica. Tem corrente de toda denominação: ubaldista, roustainguista, emmanuelista, chiquista, divaldista, evangelista, ecumênica, receitista, apômetra, esotérica e pacifista. E muito mais!

Quem se meteu com os reformistas, na década dos anos 90, apenas testemunhou o surgimento e o desaparecimento de mais uma idéia pretensiosa de um jornalista espírita luterano conhecido como José Queid.

Atenta a essas "correntes", sempre busquei respaldo para o meu pobre saber e conhecimento doutrinário espírita nas Obras Básicas organizadas por Allan Kardec. Nunca me deixei influenciar por nenhuma dessas novidades que aparecem e desaparecem por encanto do nosso meio.

Fiz da leitura sistemática de O LIVRO DOS ESPÍRITOS e O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, além de obras complementares de autores conceituados e acima de qualquer suspeita mistificadora, o meu alimento intelectual para entender sensata e racionalmente O QUE É ESPIRITISMO na sua essência.

Os seguidores dessas "correntes" são inquietos, querem provar a todo custo que sabem o Caminho, a Verdade e a Vida que Jesus deixou pontificado em seus ensinamentos morais.

Andei em muitas instituições espíritas do Distrito Federal. Deparei-me com muitas instituições sérias e devotadas ao bem comum de suas comunidades. Vi homens e mulheres passando-se por espíritas, mas almejando tão-somente fazer proselitismo e aparecer como "missionários". A maioria deles sem lastro ético e moral para convencer pelo exemplo seus "seguidores".

Sugiro, portanto, que façamos uso do estudo sério, disciplinado e prazeroso o mecanismo mais seguro para aprender o que realmente seja Espiritismo. Sem esquecer, obviamente, da REVISTA ESPÍRITA, editada por Kardec, e que poucos espíritas se dão o trabalho de ao menos folhear.

Faça da fé racional o seu caminho para Deus, sem comprometer-se com as "correntes ideológicas" do mundo. Os falso líderes e profetas soberbos estão por toda parte. Estude e renove-se moral e espiritualmente para o futuro.

Siga o sinal verde de sua consciência!

Um comentário:

291083 disse...

Realmente e o que mais encontramos nos Centros Espiritas, que mais das vezes afastam os necessitados ao inves de ajudar, porem companheiros obstinados lutam pelo permanencia dos ensinamentos reais, nao se afastando de sua essencia.
Gosto muito dos seus comentarios, e continuarei a aprender cada vez mais.
Abracos