quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DIA NACIONAL DO JORNALISMO

SEJA VOCÊ JORNALISTA COM OU SEM DIPLOMA, EMPREGADO OU FREE-LANCER, NÃO DEIXE A DATA PASSAR EM BRANCO

SAULO AURÉLIO DA ROCHA
Comentarista da ANESPB

Jornalismo é feito de pauta e paixão. Fazer jornalismo sem uma e outra na cabeça é transformá-lo numa atividade sem interesse pelos feitos e fatos que marcam a história de um povo.

Comete grave equívoco quem faz do jornalismo uma página em branco, sem nada reclamar, opinar, analisar, comentar, criticar ou mostrar-se simpatizante dos movimentos e ideais que justifiquem a paz do mundo e o bem-estar da humanidade.

O jornalismo tem força de opinião pública e influencia o livre pensar de quem defende a liberdade de expressão e a lei de imprensa.

Quando a democracia de um país parece fragilizada diante do despotismo de um governo sem respeito pelos direitos humanos, o jornalismo deve ser combativo na defesa do seu povo oprimido.

Não se concebe o jornalismo sem pauta e paixão. Uma e outra são almas gêmeas de uma busca constante pela verdade dos fatos. Não importa quem possa incomodar essa verdade.

Se você é jornalista, com ou sem diploma, empregado ou free-lancer, faça do jornalismo uma parte essencial de sua vida.

Ele vai ajudá-lo a entender melhor o que o ser humano é capaz de fazer para destruir o mundo ou construir os seus próprios sonhos de uma existência marcada pelo bem comum e pelo amor incondicional ao próximo.

Nenhum comentário: