quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ARTE PARARREALISTA
























ALZIRA MARTINS APPOLLO EXPÕE SUA ARTE PARARREALISTA EM SÃO PAULO

MARCELO BOTTICELLI - SC
Especial Para ANESPB

O Projeto Uniespírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito) promoverá no dia 24 deste mês (quinta-feira), às 19 horas, a Exposição Série - Realismo Paralelo, com 25 obras de Arte Pararrealista da artista plástica Alzira Martins Apollo (foto).

O Pararrealismo é um movimento genuinamente brasileiro, criado em 1979 pela artista plástica Alzira Apollo, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e por seu marido Elfay Luiz Apollo, além de um grupo de intelectuais e artistas plásticos brasileiros. “Pararrealismo significa Realismo Paralelo, ou seja, a cada realidade concreta caminha, paralelamente, uma realidade abstrata ou uma realidade do pensamento traduzida pelo artista em cores e formas para a linguagem visual”, explica a artista.

Alzira faz questão de salientar que não faz pintura mediúnica (feita por médiuns), mas sim uma obra de arte, elaborada por uma artista plástica que, através da intuição, capta informações de realidades paralelas. “Se uma obra de arte for classificada como pintura mediúnica, o artista autor da obra perderá a sua autoria e os direitos autorais sobre ela”, acrescenta.

O evento que conta com a parceria da Uniespírito tem como objetivo disseminar o Movimento Pararrealista no mundo, segundo Elfay.

Segundo o professor responsável pela disciplina Medicina e Espiritualidade da FM/USP, neurocientista e fundador da Uniespírito, Sérgio Felipe de Oliveira, o Movimento de Arte Pararrealista é um ponto de partida com horizontes amplos de possibilidades a serem investigadas, colocando o artista em contato com o cientista. “Da mesma forma, o cientista se coloca diante dos novos paradigmas da ciência que considera as possibilidades da vida pós-morte, da interatividade do mundo espiritual e corporal, da reencarnação e dos complexos mecanismos da relação cérebro-mente-espírito, projetando a ciência para o território da arte, numa relação transdisciplinar”, explica.

Na abertura da Exposição de Arte Pararrealista Alzira fará uma palestra abordando os temas do seu livro Arte Pararrealista – Direitos Autorias e a Pintura Mediúnica na Visão de Allan Kardec. O livro apresenta a construção do movimento Pararrealista e contém uma compilação da obra do pedagogo e cientista Allan Kardec sobre uma pintura mediúnica, a fim de esclarecer dúvidas sobre esse assunto que tem como objetivo pesquisar e comprovar a sobrevivência da alma.

O livro da autora está catalogado nas seguintes bibliotecas: em Paris (Universidade de Sorbone, Embaixada do Brasil e Casa do Brasil); em Lisboa (Biblioteca Nacional de Portugal; no Rio de Janeiro (Coordenadoria Geral do Livro e da Leitura da Biblioteca Nacional); e em São Paulo (Câmara Brasileira do Livro (CBL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro Universitário Belas Artes e Instituto Roerich da Paz e da Cultura).

Na abertura da exposição, depois da palestra, ocorrerá um coquetel. As obras da artista plástica ficarão expostas na sede da Uniespírito até dia 4 de outubro.

A Uniespírito fica na Rua Paulo Orozimbo, 916, Aclimação, São Paulo, SP. Informações: Telefone (11) 3209-5371/5531.

Nenhum comentário: