terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DEBATENDO OS ABSURDOS

REDE BRASIL ESPÍRITA DEBATE "MOVIMENTO DE ABSURDOS", RELATO FEITO POR NOSSO CORRESPONDENTE MINEIRO, ELCIO MARQUES

CARLOS BARROS - PB

Depois que foi colocado para debate na Rede Brasil Espírita, o relato de Marques ("Movimento de Absurdos") começa a mexer com aqueles espíritas religiosos "bonzinhos", que acreditam numa mudança de conduta e comportamento por parte dos dirigentes e médiuns "fascinados" pelo poder e mediunismo fantasioso, apenas com a atitude "cativante" da orientação e do aconselhamento.

Se orientação e aconselhamento fossem a medida correta para solucionar os desmandos promovidos por dirigentes e médiuns, dentro de suas Casas Espíritas, as Federativas Estaduais não teriam nenhum problema com a sua política orientadora e de unificação.

E todos sabemos que grassa em uma parcela considerável de nossas "bem orientadas" instituições práticas e vivências que envergonham qualquer espírita com um pouco mais de educação, racionalidade e bom senso.

Aqui, na Paraíba, a maioria das instituições espíritas ainda não se adequaram às diretrizes orientadoras kardequianas. Preferem seguir o que determinam seus dirigentes e médiuns "missionários", quase sempre assistidos por espíritos pseudo-sábios.

Muita gente séria, dedicada e estudiosa afastou-se dessas Casas Espíritas por causa da imposição de regras absurdas de convivência por parte de seus dirigentes e médiuns, com evidentes sinais de desvio de caráter.

O nosso papel como observadores e analistas do movimento espírita tupiniquim é este. Tem quem goste. Tem quem deteste. Mas não produzimos jornalismo espírita para agradar a todos.

Se estamos errados, o tempo dirá. E se for preciso mudar, mudaremos. Sem, contudo, deixar de lado o que estamos aprendendo com Kardec.

Nenhum comentário: