segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MOVIMENTO DE ABSURDOS!












FOTO 1 - Fachada do Lar Espírita Pedro e Paulo e
simpatizantes do médium Carlos Baccelli
FOTO 2 - Capa do livro ditado pelo espírito do
psquiatra Inácio Ferreira

NOSSO CORRESPONDENTE EM MINAS GERAIS, ELCIO MARQUES,
FOI A UBERABA CONHECER O MOVIMENTO LOCAL
E ASSUSTOU-SE COM O QUE VIU


CARLOS BARROS - PB

Confira o conteúdo do relato que Marques nos enviou no dia 14 de janeiro.

"São mais de 100 Casas Espíritas na acolhedora cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. No entanto, não vi o espírito de racionalidade e cientificidade da Doutrina dos Espíritos naquelas que pude visitar.

Percebi muitas práticas absurdas. Por exemplo, homens só dão passes em homens. As mulheres só aplicam passes em mulheres!

Em algumas instituições, homens e mulheres não se sentam no mesmo banco. São separados. Dizem que no passado viveram obsedados pelos dois sexos. Separando-os não existe possibilidade de sentirem-se atraídos sexualmente (sic)!

Conheci o poço onde Chico Xavier utilizava água para fluidicar no final de O Evangelho no Lar, que costumava realizar nas redondezas. Esse poço virou ponto de peregrinação de muita gente que vive por lá ou visita a cidade.

Sempre levam um pouco de água para tratamento de doenças físicas e espirituais.

Outro absurdo foi o que ouvi na instituição dirigida pelo dentista, médium e escritor Carlos Baccelli. Durante sua palestra, ao invés de explicitar comentários sobre o livro "Nosso Lar" à luz dos ensinamentos da codificação kardequiana, introduzia argumentos do espírito Inácio Ferreira, psiquiatra que escreve por suas mãos.

Ao sair daquela instituição, deparei-me com um senhor com uma pequena caixa de madeira nas mãos esperando doação de alguns reais.

Eventos espíritas na cidade chegam a custar mais de R$ 100,00. Tudo em nome da "veneranda caridade". Os lucros são revertidos para obras assistenciais da instituição que promove.

Foi isso que vi no fantasioso movimento espírita uberabense. Um misto de crendices absurdas com um misticismo religioso que beira à tolice; sem nenhum comprometimento com o bom senso.

E Carlos Baccelli "reina absoluto" na terra de quem tem olhos para ver, mas não quer enxergar".

NOTA DA REDAÇÃO: Não é só em Uberaba que o movimento espírita busca caminhos paralelos ao que foi norteado por Allan Kardec. Em muitas outras cidades do Brasil as práticas espíritas vêm tomando corpo gessadas num sincretismo fantasioso preocupante. Até onde tudo isso vai parar? Ninguém sabe dizer...

2 comentários:

Administrador disse...

Triste movimento espírita brasileiro, que esqueceu Kardec e aderiu a misticismos e práticas totalmente incoerentes com a Doutrina Espírita.

Francisco amado disse...

O uso correto da web vai mudar o rumo das coisas.
Digo até sem medo de errar que a internet vai ser uma ferramenta moralizadora do comportamento humano uma vez que nada fica em segredo e as escuras.
Quando descobri o blog do suposto Inácio Ferreira o que eu fiz?
Pesquisei as palavras chaves que classifica o blog do dito espírito
e usei no meu.
Agora basta digitar mediunidade na internet e meu site aparece
quase abaixo do dele.