domingo, 2 de novembro de 2008

Atitude














O VALOR DA
AUTO-ESTIMA





NADYR RIBEIRO
João Pessoa - PB

Há muitas décadas, psicólogos, filósofos, pedagogos, dentre outros pesquisador, têm se dedicado ao estudo da auto-estima. Isso não ocorre por acaso. A auto-estima é que define nossa forma de viver, de interpretar os acontecimentos e administrá-los no decorrer de nossa vida.

A formação da auto-estima se dá durante toda a vida, especialmente nos primeiros anos da infância. Para a criança, os pais são tão grandes quanto Deus. Nessa época, aprendemos se somos ou não "dignos de sermos amados".

Ocorre que esse processo de formação da auto-estima não é definitivo. O nosso auto-controle evolui, em geral, durante toda a vida.

Essa variação se dá da seguinte forma: uma nova experiência de vida gera êxito ou fracasso, que por sua vez, leva a uma nova concepção de si mesmo, o que determina o grau da nossa auto-estima.

Se uma pessoa possui a antiga concepção de que "não tem valor", essa convicção age como os óculos de sol que filtram as imagens contraditórias. Essa pessoa, provavelmente, irá centralizar sua atenção em suas próprias debilidades, e não em seus pontos fortes, seus talentos, suas conquistas.

Sua neurosa tende a crescer com a idade, a menos que ela modifique a visão que possui de si mesma. Esse é o aspecto fundamente da auto-estima: desenvolver talentos, capacidade e potenciais em todos os aspectos da nossa vida.

A sociedade, materialista e imediatista, tende a nos influcianr no sentido de acreditar que, para aumentar nosso grau de auto-estima, alegria e bem-estar, é preciso sucesso profissional, boa reputação, reconhecimento social, uma família equilibrada, um corpo escultural, um relacionamento afetivo sólido, carro de luxo e casa de férias no campo ou na praia.

Na verdade, o processo real implica justamente o contrário: uma elevada auto-estima é o fator que gera motivação suficiente para alcançarmos quaisquer desses componentes como conseqüências de nossa ação.

É preciso pensar e repensar se estamos desenvolvando todo o nosso potencial humano a fim de reestruturar e fortalecer a nossa auto-estima.

Nenhum comentário: