quinta-feira, 18 de março de 2010

BLOG DE GÉLIO LACERDA




















GÉLIO LACERDA, O ESPÍRITA CAPIXABA QUE TEVE CORAGEM
DE "BATER DE FRENTE" COM A PODEROSA FEDERAÇÃO
ESPÍRITA BRASILEIRA E COM O INDIGESTO
DOCETISMO DE J. B. ROUSTAING


CARLOS BARROS - PB
Editor da ANESPB

O capixaba Gélio Lacerda (foto) foi um incansável divulgador contra o docetismo que fez da FEB a "Casa de Roustaing". Era um grito no deserto da insatisfação dos espíritas que desejavam (e ainda desejam) um movimento espírita orientado pelo pensamento kardequiano.

Apoiado pelos mais conceituados intelectuais espíritas das décadas dos anos 80 e 90, Lacerda promoveu intensa campanha para mudar a "Cláusula Pétrea Febiana" que determina o estudo obrigatório da obra "Os Quatro Evangelhos - A Revelação da Revelação", do falso espírita J. B. Roustaing, nas Federativas e Casas Espíritas adesas de todo o país.

Conheci alguns dirigentes federativos que o classificavam de "louco, perturbado, obsidiado". No entanto, o autor do livro "CONSCIENTIZAÇÃO ESPÍRITA" (capa) era um dos espíritas mais lúcidos e destemidos com quem tive o prazer de trocar correspondências durante três anos.

A sua memória espiritual está sendo resgatada pelo filho Estevão, por meio de um blog onde estão postados parte de sua história enquanto esteve entre nós, carregando a bandeira da pureza doutrinária kardecista por onde passava.

Conheça a vida, a obra literária e a luta incansável desse saudoso companheiro de jornada espírita acessando a página www.geliolacerda.blogspot.com/.

Nenhum comentário: