segunda-feira, 22 de março de 2010

ENTRE "ESTAR" E "SER"

ENTREVISTADO PELA REVISTA ELETRÔNICA "O CONSOLADOR", DE CURITIBA, PR, COORDENADOR DO ESDE DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PARAIBANA SE MOSTRA DESATUALIZADO COM O ESTUDO SISTEMATIZADO NO ESTADO

BEATRIZ
CONCEIÇÃO - PB

E, no final de sua conversa com o jornalista Orson Peter Carrara, ainda deixou escapar esta pérola filosófica: "O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita é como um grande banquete que nos aguarda; pronto para quando nos cansarmos de simplesmente "estar" e sentirmos a necessidade de "ser".

Suponho que Iliseu Garcia queira dizer com isso que o ESDE é quem faz o iniciante espírita deixar de "estar" para "ser" espírita de fato. Ou não entendi nadica de nada do seu elevado pensamento filosófico?

O ESDE não é aquele monte de apostilas que a FEB criou e vende para as Federativas Estaduais repassarem às Casas Espíritas que não gostam de estudar os livros de Allan Kardec?

Se for, não é por meio desse estudo que O PRINCIPIANTE ESPÍRITA vai aprender O QUE É ESPIRITISMO e assimilar racional e sensatamente as demais obras sérias do mestre lionês.

Esse ESDE está repleto de informações doutrinárias que contrariam o pensamento pedagógico kardequiano acerca da natureza espiritual de Jesus e da evolução dos espíritos. Tudo fruto da obsessiva inveja de um inexpressivo advogado de Bordéus, J. B. Roustaing, co-autor do livro "Os Quatro Evangelhos - A Revelação da Revelação".

A meu ver, Garcia equivocou-se quando comparou esse ESDE a "um grande banquete que nos aguarda" e mostrou-se desatualizado com a avaliação do estudo no Estado da Paraíba.

Não é bem por aí que vamos "ser" espíritas e aprender Espiritismo.

Nenhum comentário: