sexta-feira, 19 de março de 2010

QUEM SÃO OS ESPÍRITAS E OS ESPÍROLAS?












FOTO - Capa da RIE, edição de fevereiro

DIRIGENTES E TRABALHADORES DA SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR FRATERNO, DE VITÓRIA, ES, CONTESTAM ARTIGO DO JORNALISTA OCTÁVIO CAÚMO SERRANO, PUBLICADO NA REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO

SAULO ROCHA - PB
Especial Para ANESPB

A Nota de Repúdio do grupo capixaba está circulando por todo o movimento espírita tupiniquim, via internet, assinada pela vice-presidente Darlene Neves Gomes.

A causa de tanta indignação dos espíritas capixabas é o artigo "Caridade e Disciplina", publicado pela RIE, na edição de fevereiro deste ano.

No artigo, o jornalista e dirigente do Centro Kardecista Os Essênios, Octávio Caúmo, faz uma análise em cima de um artigo ("Espíritas e Espírolas") da presidente da S. E. Amor Fraterno, escritora e assistente social Joana Abranches, que trata do rigor da disciplina nas Casas Espíritas com um certo desdém.

Depois de tratar Caúmo como um espírita "ignorante" e sem "escrúpulos", a signatária da nota pede uma "retratação pública" da RIE com a finalidade de "reparar os danos morais causados".

Aguardemos, pois, os desdobramentos dessa insólita manifestação de repúdio da S. E. Amor Fraterno. E que fique bem claro quem são os espíritas e "os espírolas" desse descabido escândalo.

NOTA DA REDAÇÃO - O "melindre" do grupo de espíritas capixabas passou do limite, numa evidente demonstração que a crítica nem sempre é bem assimilada por quem gosta de observar o movimento com criticidade. A nosso ver, ficou no ar um quê de censura implícita, mensurada pela inconveniência de criticar uma assistente social, escritora e dirigente espírita que não gostou de ser comparada a uma "espírola" que pouco caso faz da disciplina na Casa Espírita. E censura, pelo que sabemos, não cabe mais em nosso movimento como instrumento para silenciar quem faz análise crítica do comportamento e da conduta de lideranças espíritas ainda equivocadas com a liberdade de expressão.

2 comentários:

Anônimo disse...

O problema, não é só a censura implícita de seu blog, Mas também o uso de seu blog, para influenciar negativamente a opinião de outros.
Otávio Caúmo, foi criticado por seu texto foi contestado por uma critica mal feita e de péssimo gosto que foi feita contra o texto “Espíritas e Espírolas”; e esse blog devido a amizade com esse senhor, e usando de muita má fé, tenta distorcer os fatos, dando tendência clara á opinião de um e fazendo mexericos maldosos contra o outro.
Se fosse um blog sério, manteria ao menos um mínimo de ética, mantendo-se imparcial.
Astoufo

Vfbjr disse...

Concordo com o comentário do Astoufo e acrescento que para uma mensuração correta do tom dos artigos e críticas é necessário postar os links dos artigos originais; não se pode impor uma opinião sem esclarecer a todos de forma ampla e imparcial.
O resultado final deve ser o que contiver mais amor e caridade.