quinta-feira, 19 de março de 2009

COMENTÁRIO






















LEITOR QUER SABER O QUE FEZ
E O QUE TEM FEITO A ADE/PB
EM BENEFÍCIO DA COMUNICAÇÃO
SOCIAL ESPÍRITA NA PARAÍBA

SAULO AURÉLIO DA ROCHA
João Pessoa - PB

O comentário do leitor deste blog, Gabriel Torres (pseudônimo?), foi postado no dia 17 deste mês, às 16h30.

Em seu comentário, Torres pede ao jornalista Carlos Barros uma matéria sobre o que fez e anda fazendo a Associação de Divulgadores do Espiritismo da Paraíba (ADE/PB) em benefício da Comunicação Social e da divulgação do Espiritismo no Estado.

Ele fundamentou seu pedido no "bom trabalho que a ADE/RN vem fazendo".

Segundo Barros, a ADE/PB viveu bons momentos nos primeiros cincos anos de sua existência. Principalmente quando idealizou e levou para TV um programa espírita de grande audiência e repercussão em toda a Paraíba.

Depois, fragmentada por divergências políticas e doutrinárias internas, a instituição perdeu-se pelo caminho. Acabou nas mãos de pessoas inteligentes, mas extremamente vaidosas do seu saber e com tendências megalomaníacas.

A Federação Espírita Paraibana, uma das principais parceiras de todos os seus projetos de Comunicação Social, bateu de frente com alguns diretores da ADE tabajara e rompeu com a parceria, deixando-a sem recursos financeiros suficientes para tocar sozinha o programa na TV.

Os últimos cinco anos não foram bons para a ADE/PB porque os dirigentes que sucederam Eduardo Maia, um dos fundadores da instituição, desenvolveram uma política tão personalística e mesquinha que acabou afastando mais de 50 colaboradores efetivos do seu quadro social.

Sem respaldo social, financeiro e apoio institucional, a ADE paraibana transformou-se numa associação familiar sob a coordenação de um Colegiado Administrativo paternalista e melindroso.

Os divulgadores espíritas paraibanos que não fazem parte da relação de amizade de Raquel, Merlânio Maia e Marcelo Firmino, estão literalmente banidos da instituição. A ADE/PB fechou-se em si mesma numa demonstração lastimável de isolamento e improdutividade.

A ANESPB tem recebido e-mails de alguns dos simpatizantes do seu trabalho jornalístico questionando sobre o Projeto Espiritismo no Ar que, também por divergências internas e externas, parece ter "falido".

As instituições envolvidas - FEPB, AME/PB, ADE/PB e Instituto Espírita Cultural - não se entenderam quanto às responsabilidades financeiras e operacionais de cada um para manutenção do projeto que pretendia colocar no ar um novo programa na TV.

O que restou foi o programa radiofônico NAS ONDAS DO CONSOLADOR, que também agoniza com a falta de patrocinadores e parceiros institucionais espíritas para garantir sua manutenção mensal.

Soubemos que os espíritas laicos da ASSEPE estão tentando uma parceria salvacionista para o programa não sair do ar. Algo para ser apurado com o secretário da instituição, Néventon Rodrigues Vargas.

Quanto a ADE/RN, Gabriel Torres, a instituição luta contra uma série de obstáculos políticos (reconhecimento por parte da FERN) e dificuldades financeiras para implementar todos os seus bons projetos de Comunicação Social Espírita.

O presidente da instituição, Nertan Jucá, está tentando administrá-la com transparência e alteridade mesmo contra a vontade de alguns sócios-fundadores intransigentes com as mudanças previstas em seu Estatuto.

O nosso editor Carlos Barros foi recentemente aceito como o mais novo associado da instituição potiguar, tornando-se também, junto com a ANESPB e a gazeta PENSADOR, seus novos parceiros na luta desigual para mantê-la em plena atividade no movimento do Estado vizinho.

Deixo aqui um despretensioso e fraterno convite para o amigo: integre-se também no quadro social da ADE/RN. Ela não tem preconceito nem discrimina o divulgador paraibano do divulgador potiguar. O que vale mesmo é a sua participação e boa vontade em benefício da Comunicação Social Espírita, no movimento daqui ou de lá.

Informe-se com Carlos Barros, e-mail cabarros157pensador@hotmail.com.

2 comentários:

Néventon Vargas disse...

Prezado Carlos Barros

Apenas hoje tomei conhecimento do seu comentário, alertado por outros leitores mais assíduos. Evidentemente que ASSEPE e eu sendo citados, precisamos nos manifestar para esclarecer e nos posicionarmos conforme nossas impressões e ações, sempre privilegiando a verdade, com a lealdade que deve unir os que se empenham na divulgação espírita, ainda que divirjam sobre questões acessórias.
A ASSEPE NÃO está nem nunca esteve "tentando uma parceria salvacionista" com o programa de rádio "Nas Ondas do Consolador". Nossa participação iniciou de forma fortuita, por um convite de Jair Herculano a um dos integrantes da ASSEPE para uma entrevista ao vivo. A partir de então nossos contatos se sucederam, culminando com o convite de Jair para a ASSEPE participar de um bloco que aborde a ciência espírita.
Em nossos contatos, Jair nunca citou ADE-PB ou FEPB, só se referindo a ambos quando questionado diretamente, declarando que a FEPB integra o grupo de patrocinadores e que nem ADE, nem FEPB têm ingerência na produção e edição do programa.
Ainda que a ASSEPE discorde de alguns posicionamentos ideológicos, seja dos conteúdos, seja dos entrevistados, seja dos ouvintes, ou mesmo de outros órgãos de imprensa, não há razão para não participar, de forma fraterna, alteritária e de pleno acordo com nosso perfil pluralista, colaborando com pequena parcela do seu trabalho para a divulgação do Espiritismo (de minha parte, LAICO).
Merece destaque o esforço que Jair faz para colocar o programa no ar, mas certamente não precisa da ASSEPE para isso. Ele tem outros colaboradores que lá estão todos os domingos.
Quanto às atuações das ADEs, nosso interesse sempre foi de aproximação, interação e colaboração mútua. Isso deve continuar e nossa política sempre será inclusiva. Tal postura é em relação a todas as instituições e pessoas. Portanto, se a ADE-PB tiver interesse, poderemos sim interagir, por maiores que sejam nossas divergências.
Nossa já antiga parceria ANESPB/ASSEPE, já nos credencia (suponho) a "incursões" pelo RN, colaborando com a ADE-RN para atingir seus objetivos.

Certo de contar com sua amistosa cooperação, no sentido de divulgar esta nossa manifestação, colocamo-nos ao inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Nosso fraternal abraço.

Néventon Vargas

Néventon Vargas disse...

Carlos

Desculpe-me se em meu comentário anterior em alguma parte confundi sua informação com a de Saulo.

Abraços

Néventon