domingo, 22 de março de 2009

DEBANDADA GERAL!





















































MATHEUS LAUREANO (PSICÓLOGO), GEYLSON KAYO (PSICÓLOGO)
E AMELY MARTINS (BIÓLOGA) SÃO PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE
E TESOUREIRA DA ASSEPE, RESPECTIVAMENTE. FAZIAM PARTE
DO GRUPO DOS 21 EVANGELIZADORES AFASTADOS
DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA PARAIBANA.


CARTA ABERTO AO MOVIMENTO

TRAZ ESCLARECIMENTOS SOBRE

AFASTAMENTO DE 21 JOVENS

EVANGELIZADORES DA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA

PARAIBANA


KIKO MUNIZ
João Pessoa - PB

A carta circulou pelo cepa@googlegoups.com com a assinatura de CARINE HELENA. Nela, cerca de 21 jovens evangelizadores da Federação Espírita Paraibana oferecem plausíveis esclarecimentos para explicar o motivo do afastamento de cada um de suas tarefas naquela conceituada instituição.

A decisão para a debandada geral ocorreu no último dia 19 (quinta-feira), logo depois de uma reunião que tiveram com membros da Diretoria Executiva da Casa de José Augusto Romero.

Depois de ouvirem "ataques pessoais, ironias, informações e críticas infundadas", os jovens evangelizadores foram acusados de mudar as normas doutrinárias do Departamento de Infância e Juventude (DIJ) e tentar acabar com a Evangelização na casa.

Diante da postura antidoutrinária de alguns diretores executivos da FEPB e dos novos integrantes do DIJ, o grupo achou por bem afastar-se definitivamente de suas atividades.

Pelo que já soube por intermédio de Carlos Barros, coordenador deste blog, o afastamento não foi "espontâneo" e, sim, forçado por circunstâncias políticas internas já que tudo isso aconteceu logo após as eleições dos "novos" Diretores Executivos da FEPB.

A maioria dessa mocidade inteligente e dinâmica, que estava trabalhando de boa vontade na evangelização de crianças e adolescentes na FEPB, faz parte da Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa (ASSEPE).

A ASSEPE é uma instituição espírita laica e de livres pensadores que bate de frente com a "falsa democracia" da Federativa paraibana, e não engole o seu sistema evangélico-doutrinário pautado no "Espiritismo Cristão" da Federação Espírita Brasileira.

O Diretor do DIJ/FEPB, Carlos Alberto Antunes (Naco), sugeriu uma varredura completa e foi acatado plenamente. Esse moço é "cria" da casa. Come na mão de José Raimundo há bastante tempo.

Contudo, não vejo com tristeza esse afastamento dos 21 evangelizadores laicos da FEPB. Eles precisam de espaço doutrinário onde possam pensar, falar e agir com a própria cabeça. Na Casa de José Augusto Romero pensar é perigoso!

Pena que no movimento espírita metropolitano da capital paraibana não tenha mais instituições que possam recebê-los de braços abertos e especial atenção. São todas Casas Espíritas afiliadas à FEPB. E muito obedientes ao que é determinado por suas Coordenadorias Regionais.

A não ser que fundem uma nova instituição com a alma lavada e juramentada no livre pensamento kardequiano. É uma sugestão despretensiosa de quem já sentiu na pele o que é ser "excomungado" pela ingratidão de espíritas que se julgam donos do movimento e da verdade.

Será que alguns desses "meninos" ainda vão dizer que estou equivocado com o que penso e escrevo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Aos corajosos jovens que “saíram” forçosamente de seus cargos, desejo sorte e prosperidade, nos novos rumos que surgirem em seus caminhos.
O caminho dos jovens DIJ tornou-se inevitavelmente outro, quando suas maneiras de agir foram equivocadamente mal interpretadas.
Que os novos integrantes na DIJ da FEPB saibam administrar com responsabilidades suas atribuições
Abraços

Marcos Paterra

Unknown disse...

Só algumas correções que considero importantes:

- A reunião ocorreu no dia 19/03 (quinta-feira);

- Geylson Kaio já não fazia parte deste grupo a mais de 1 ano, mas sempre contribuiu com nosso trabalho;

- Nem todos os trabalhadores são laicos.

Abraços,

Amely Martins

Unknown disse...

Outra correção muito importante é que a maioria do nosso grupo não pertende a ASSEPE, embora não tenhamos nada contra, pelo contrário, a entendemos como mais um grupo estudante da doutrina espírita!
Um abraço fraterno, Ketiane

Anônimo disse...

Kiko,

Imprescindível esclarecer que apenas 5 dos 21 jovens que sairam são da ASSEPE. 90% foram formados na própria FEPB e não fazem parte da ASSEPE.

Abraços, Júlio César