domingo, 4 de janeiro de 2009

Arte e Dignidade























Gravura de Gonçalo Borges


PINTORES COM A

BOCA E COM
OS PÉS


CARMEM PAIVA DE BARROS
João Pessoa - PB.

"O sucesso geralmente começa com um sonho e com a determinação de torná-lo realidade. Reconhecemos por isso a sua fidelidade e cooperação, que nos tem dado a inspiração indispensável para alcançar o nosso sonho de independência através do apoio e não da caridade".

É assim que começa a carta que recebi no final de novembro de 2008, assinada por Gonçalo Borges, pinto afetado pela paralisia dos braços desde o nascimento e que agora, em seu ateliê, conta com a ajuda de sua filha de três anos na produção de belas gravuras pintadas com a boca.

Não sei se foi por ironia do destino, mas conheci esses pintores sem limites e sem medo do que a vida lhe reservou por intermédio do meu filho Luiz Cláudio, que ficaria tetraplégico se não viesse a desencarnar quatro meses depois de ter sido barbaramente espancado por ladrões frios e indiferentes à dor profunda de uma mãe.

Recebi deles um kit promocional de Natal com cartões e calendário para presentear amigos e familiares. Foi a primeira remessa de tantas outras bem próximas do Natal, deixando sempre em minha lembrança o sorriso meio ingênuo do meu filho que acreditava na boa vontade e na generosidade do ser humano.

Esses pintores que usam suas bocas e seus pés para pintar a vida com arte e dignidade, não querem favor tampouco a caridade de ninguém. São orgulhosos sem mágoas na alma e agradecidos a Deus pela oportunidade que encontraram no mundo para mostrar seu talento.

Identifiquei-me com eles de cara. Porque era assim que meu filho pensava de si mesmo em relação ao mundo que o acolheu durante 42 anos de vida física.

Não temos que viver das migalhas alheias, choramingando pelos cantos nossas "provas e expiações". O mundo quer de cada um nós a parte melhor de nossa natureza espiritual. Somos filhos de Deus, criaturas ainda inferiores, mas seres espirituais com destino certo para um futuro pleno do seu amor infinito.

Enquanto esse destino não se cumpre, busquemos o trabalho renovador do caráter, da conduta e do comportamento diante da vida. Façamos como os pintores com a boca e com os pés.

Eles estão inseridos num contexto de vida produtiva e progressista, fomentando exemplos de como devemos encarar nossas limitações físicas sem perder tempo com lamúrias e auto-comiseração.

Se somos os "atores" da vez, façamos domundo o palco ideal para representar o melhor papel de nossas vidas.

FELIZ 2009! Com paz, saúde e bom ânimo!

Nenhum comentário: