sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Comentário

















AMAR E EDUCAR DANDO

SEMPRE BONS
EXEMPLOS

CARLOS ANTONIO DE BARROS
João Pessoa - PB

Educar o Espírito humano tem sido o grande desafio do Espiritismo no decorrer dos seus 150 anos de existância em nosso mundo. A experiência não tem sido fácil. No entanto, a educação é a própria essência da Doutrina Espírita.

Mesmo mostrando-se lento, o processo educativo espírita é muito eficiente no aperfeiçoamento do caráter do indivíduo que busca interagir de maneira equilibrada com o meio onde se encontra.

É pela auto-educação que o Espírito humano estabelece um ponto de equilíbrio para sua evolução intelectual, moral e social. Muito pedagogos do nosso tempo ainda se equivocam quando imaginam que educar é moldar a personalidade do educando com conceitos filosóficos da escola terrena.

Essa escola, segundo os Espíritos mais esclarecidos e sensatos, "ainda é uma instituição primária sob todos os pontos de vista". Obviamente, o bom exemplo do educador é que faz despertar no educando a vontade sincera de melhorar-se moral e espiritualmente.

O pai da Pedagogia Moderna, Johann Heirinch Pestalozzi (1746-1827), dizia com muita sabedoria que "a base de toda educação é o amor". Não o amor banalizado do mundo, mas aquele amor sensato que consegue enxergar os defeitos de quem quer que seja com indulgência.

Jesus vem nos ensinando há mais de 2 mil anos que educar e educar-se "é uma obrigação de todos nós". Ninguém deve esconder-se da própria inferioridade para evitaro processo educativo e evolutivo de sua essência espiritual.

Se assim procedermos, estaremos atrasando o nosso progresso e o das pessoas que estão em nosso redor.

Nenhum comentário: