quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Comentando o Assunto

























NAS ONDAS DO CONSOLADOR:

UM PROGRAMA QUE NÃO

PERMITE A ALTERIDADE

E O LIVRE PENSAR


SAULO ROCHA
João Pessoa - PB

Recebi carta de um leitor atento às novidades do movimento espírita paraibano pedindo-me para comentar sobre o programa Nas Ondas do Consolador, transmitido aos domingos, das 10 horas ao meio-dia, pela Rádio Sanhauá, 1280 AM, de João Pessoa, capital paraibana.

Obviamente, tive que ouvir alguns programas para poder valer-me de argumentos e idéias que não viessem comprometer a realidade dos fatos analisados.

O programa, produzido pela Associação dos Divulgadores de Espiritismo da Paraíba (ADE/PB), com a supervisão doutrinária da Federação Espírita Paraibana (FEPB), tem uma grade dinâmica e bem definida. Toda sua programação é cuidadosamente elaborada e apresentada aos ouvintes com visível propósito de "convencê-los que o Espiritismo cristão, docetista e dogmatizado, é a religião que vai melhorar o mundo e transformar seus adeptos em anjos".

Seus Editoriais, lidos com voz melíflua pelo âncora Jair Herculano, deixam transparecer um conteúdo de auto-ajuda às pessoas afetadas por algum tipo de problema existêncial, moral ou espiritual. São histórias com forte apelo emocional, compiladas pela produção do programa, já transformadas em livro e CD que, vendidos, vão transformar-se em recursos financeiros para implementação do projeto Espiritismo no Ar (programa de TV), dentro de um ano.

Quem assina o livro e o CD é Herculano que costuma desafinar a voz quando alguém, por telefone ou e-mail, elogia o programa e o livro. O deslumbramento beira o exagero de ambas as partes.

As entrevistas contam sempre com a participação de lideranças, doutores e intelectuais que rezam pela cartilha evangelizadora da FEPB. São "mestres e doutores" de um Espiritismo que é sempre analisado à luz da Bíblia e da teologia cristã.

Essa gente que tem por hábito manipular consciências dentro das Casas Espíritas, não admite ser contrariadas em seus argumentos doutrinários. Os ouvintes são avisados constantemente que não devem "incomodar" seus convidados especiais com perguntas que suscitem debates polêmicos.

Pelo que pude avaliar, Nas Ondas do Consolador é um programa feito para evangelizar com indisfarçável metodologia doutrinária que incute na cabeça do ouvinte um Espiritismo que só pode ser entendido pelas vias da religiosidade mística e fantasiosa.

Os equívocos com relação ao pensamento kardequiano são constantes.

Tudo o que é contrário ao que o programa informa e ensina é visto como "manifestação de ignorância e de inferioridade espiritual". O que sai das cabeças daqueles que produzem e apresentam o programa é o que deve ser aceito com resignação e praticado silenciosamente.

Tudo em nome da caridade. Amém!

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei muito interessantes seus comentários sobre o programa radiofônico nas ondas do consolar, mais discordo de alguns pontos, por exemplo, o programa creio não é produzido pela associação dos divulgadores do espiritismo, creio que ela apenas apóia o programa e creio também que o programa não tem a supervisão doutrinária da Federação Espírita Paraibana (FEPB).
Participei de alguns programas e não vi nenhum destes fatos se realizarem,creio também que você exagerou na afirmação que Jair costuma desafinar a voz quando alguém, por telefone ou e-mail, elogia, eu convivi com Jair Herculano pouco tempo, mas neste pouco tempo observei que Jair é muito emotivo, e o programa não só vão doutores como mencionou e estes doutores não manipulam nenhuma consciência, creio que você foi muito infeliz em dizer tantas mentiras que tal você assistir um programa e conviver um pouco com quem faiz este programa e ver o trabalho que dar para colocar um programa de radio no ar, que tal colaborar e não criticar, que tal fazer algo concreto e não criticar, olha sou uma pessoa simples com pouca instrução, mais antes de criticar algo eu verifico em loco se é verdade o que eu vou criticar. Muita paz meu irmão.

Jackso lima