sábado, 10 de janeiro de 2009

Nas Ondas do Consolador




















OUVINTE SAI EM DEFESA DO

PROGRAMA E DO ÂNCORA
CHAMANDO SAULO ROCHA
DE MENTIROSO

CARLOS BARROS
João Pessoa - PB

Passando-se por "uma pessoa simples e com pouca instrução", o leitor deste blogue Jackson Lima, desta capital, classificou de mentiroso o nosso comentarista de plantão Saulo Rocha pelo que foi postado por este blogue em Comentando o Assunto - Nas Ondas do Consolador, Um programa que não permite a alteridade e o livre pensar.

Segundo Lima, nosso comentarista mentiu quando disse que o programa Nas Ondas do Consolador, transmitido aos domingos, das 10 horas ao meio-dia, pela Rádio Sanhauá, 1280 AM, de João Pessoa, capital, " é produzido pela Associação dos Divulgadores de Espiritismo da Paraíba (ADE/PB) e recebe supervisão doutrinária da Federação Espírita Paraibana (FEPB)".

As informações que temos é que a ADE/PB e a FEPB estão novamente de "mãos dadas" em mais um projeto de divulgação espírita relevante que inclui até a implementação de um programa de TV, a exemplo do que ocorreu no ano de 2000. Esse programa, infelizmente, durou pouco menos de um ano por falta de alteridade política de ambas as partes.

Quanto a supervisão doutrinária do programa pela FEPB, não duvido que exista. A Casa de José Augusto Romero não deixa sem "rédea curta" nenhuma ação institucional de suas parceiras quando está em jogo seus interesses políticos unificadores dentro do movimento estadual.

Outra questão que deixou indignado o ouvinte de Nas Ondas do Consolador foi o fato de Rocha ter revelado o perfil subserviente e deslumbrado do âncora do programa, Jair Herculano, que é tido como "uma pessoa bastante emotiva". Estranhei apenas Jackson Lima ter dito que "conviveu com Herculano pouco tempo", mas achando-se no direito de defendê-lo atacou despropositadamente nosso comentarista chamando-o de "mentiroso".

Essa postura de defesa é um tanto equivocada já que Lima em conversa comigo, por telefone, mostrou-se decepcionado com alguns membros da Diretoria da ADE/PB (inclusive com Jair Herculano) por não reconhecerem o valor do seu trabalho e desejarem tão-somente explorar a sua boa vontade como experiente técnico em assuntos de computação.

O Saulo Rocha não mentiu quando revelou o perfil subserviente e deslumbrado de Herculano. Ele sempre comeu "o pão que o diabo amassou" para manter até hoje o status de "servidor da causa" a serviço da FEPB. Essa sua submissão, no entanto, esconde uma alma fria e calculista, cujos interesses pessoais vão além da miopia de um suposto amigo de "pouca convivência".

E o programa Nas Ondas do Consolador, pelo que pude avaliar como ouvinte, não passa mesmo de canal de divulgação restrito aos livres pensadores espíritas paraibanos. Não exagerou nosso comentarista quando escreveu que o Espiritismo divulgado por esse programa "só pode ser entendido pelas vias da religiosidade mística e equivocada".

Não precisamos, portanto, ir ao estúdio da Rádio Sanhauá para verificar "in loco" o que está sendo divulgado em nome da Doutrina dos Espíritos. Temos informantes e fontes de confiança para não deixar que pratiquemos um jornalismo espírita de "brincadeiras e mentiras".

O nosso comentarista não precisa do movimento para ser espírita convicto. Ele, conscientemente, já o é em se tratando dos seus 30 anos de militância espírita sem necessidade de uma instituição para fazer-se representante ou representado dentro do "maravilhoso" movimento paraibano.

Como editor responsável da ANESPB e da gazeta PENSADOR, assino em baixo tudo o que Rocha escreveu sobre o programa que é, sem dúvida, produzido pela ADE/PB e supervisionado pela FEPB.

Só o desinformado e pouco instruído Jackson Lima não sabia disso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Carlos muita Paz

Tudo que falei referente a matéria sobre o programa * Nas Ondas do Consolador e sobre Jair Herculano eu confirmo, mais Carlos fiquei supresso!.
Com algumas indagações suas, eu me considero uma pessoa simples, e com pouca instrução, eu defendi o programa e Jair Herculano por que eu só li mentiras na matéria e defenderia qualquer um irmão meu que eu visse que estava sendo caluniado, como já defendi você Carlos de algumas mentiras que ouvi, e na conversa que tive com você eu disse que estava decepcionado com os membros da ADE e não com Jair que é um guerreiro e eu nunca disse a você que Jair estava me explorando na minha área técnica.
Mais achei muito estranho que você disse que tinha informantes no programa que isso Carlos! Olha o desinformado creio que é você antes de tudo você deveria ir a Jair e fazer uma entrevista como jornalista que você é e tirar a prova e não confiar em informantes se algo no programa ou no movimento espírita não estar lhe agradando trabalhe meu irmão para mostrar aos outros seu ponto de vista e não criticando mais auxiliando para a espiritualidade trazer a verdade para quem estiver errado.
Fiquei muito feliz quando tivemos o contato por telefone e sobre o seu trabalho perante a divulgação da doutrina ate criei uma coluna no portal que ajudo a manter no ar, mais Carlos desse jeito fica difícil, no seu blogger você nunca divulgou o nosso trabalho nem mencionou o nome do portal Carlos devemos nos ajudar unir forças para o bem comum e não dividirmos, bem fique com Deus e eu sei que você é uma pessoa bem informada.