sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Falando Sério
























ESPÍRITAS EQUIVOCADOS

OU ESPÍRITAS QUE
GOSTAM
DE SER
ENGANADOS?


BIA CONCEIÇÃO
João Pessoa - PB

O adepto do Espiritismo, com sólida formação doutrinária e convicto de sua fé racional, não se deixa influenciar pelas crenças místicas e contemplativas, tampouco pelas orientalistas com variantes esotéricas que fascinam uma considerável parcela do movimento espírita brasileiro.

No entanto, com a desculpa de ser "ecumênico" ou "universalista", espíritas fascinados por "mistérios" são atraídos por cultos impregnados de rituais facilmente encontrados na Maçonaria, na Umbanda e na Igreja Católica.

E circulam em nosso meio com um discurso confuso, acreditando nas revelações de Ramatis, impressionados com Sai-Baba, embevecidos com Ubaldi, estudando e ensinando "Os Quatro Evangelhos" de Roustaing como "complemento" da codificação kardequiana.

Chegam ao despautério de julgar Allan Kardec "superado" como pedagogo e filósofo, ele que demonstrou profunda e reconhecida sabedoria da ciência experimental espírita.

Eis porque o movimento fomentado por esses espíritas equivocados mostra-se cheio de novidades e fantasias risíveis, enquanto o Espiritismo prossegue mal esclarecido nas Casas Espíritas e adulterado nos livros editados, sem critério ético-doutrinário em diversos pontos dos seus ensinamentos mais relevantes.

Entre esses espíritas que gostam de ser enganados, alguns poucos estão comprometidos com o programa reeducativo de si mesmos e da sociedade humana, implementando em nosso mundo a verdadeira moral de Jesus, com o exemplo da própria conduta diante dos homens cegos pelo orgulho.

A maioria, infelizmente, continuam como propagandistas de correntes estranhas, de sistemas mirabolantes que servem tão-somente para corromper o movimento e promover confusão entre adeptos iniciantes.

Querem a todo custo fazer do Espiritismo uma religião comum ou seita mundana.

A nossa esperança é que esteja sendo formada uma nova geração de espíritas, mais lúcidos e esclarecidos pelo bom senso, dentro das Casas Espíritas sérias deste país. Caso contrário, as correntes esotéricas continuarão com seus rituais nas instituições cujos dirigentes não sabem separar a fantasia da realidade doutrinária kardequiana.

Nenhum comentário: