domingo, 25 de abril de 2010

ARTIGO DO DIA

PAIS INDOLENTES E
FILHOS REBELDES


GLÓRIA NASCIMENTO
Rio de Janeiro - RJ

Não bastasse a violência urbana estressante, que nos deixa sem segurança e sem estabilidade emocional até mesmo dentro de casa, temos que cuidar agora de vigiar o comportamento de nossos próprios filhos, principalmente se algum deles pratica arte marcial e anda envolvido com drogas.

Os pais espíritas - aqueles que têm problemas com filhos rebeldes e intransigentes - devem por a "barba de molho" quando perceberem que eles estão agindo de modo estranho e agressivamente dentro de casa.

Os adolescentes, criados com mimos e sob proteção afetiva que beira o exagero, estão perdendo o controle de suas próprias vontades a ponto de roubar e matar familiares e amigos.

Os pais, cegos de amor passional pelos rebentos que pôs no mundo, dificilmente percebem alguma anormalidade comportamental nos "seus meninos" ou nas "suas meninas".

A maioria, sempre alegando falta de tempo, transfere para os colégios e professores a função elementar que é sua, ou seja, dialogar e educar com responsabilidade buscando uma interação social e pedagógica salutar com a criança ou adolescente, que ainda carece de uma série de transformações seguras e adequadas para a boa formação do seu caráter.

Sem a participação efetiva dos pais, de uma orientação comprometida com a ética, a formação social, moral e religiosa dos filhos, a vida de suas crianças ou adolescentes estará sempre sujeita a graves deslizes provocados pela liberdade sem limites.

O rompimento violento dos laços da família e a maior parte das desordens morais que corrompem e violentam nossa sociedade, quase sempre têm uma estreita relação com a nossa própria ignorância acerca do processo de reeducação integral da alma humana.

A lição do "filho pródigo", ensinada em forma de parábola por Jesus, ainda é um bom exemplo de como pais e mães devem agir quando seus filhotes, principalmente os maiores de idade, extrapolarem os limites do direito e da razão.

QUEM É A ARTICULISTA - Glória Nascimento é umbandista, estudiosa e simpatizante da Doutrina Espírita. Colabora com a ANESPB como correspondente na cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: