sexta-feira, 23 de abril de 2010

ARTIGO

OS MADUROS IMATUROS

DORA INCONTRI
São Paulo - SP

Há muita gente que chega à maturidade física sem nenhuma maturidade espiritual. Emocionalmente instáveis, sem rumo existencial, encastelados num narcisismo e num egoísmo ridículos, são incapazes de orientar-se a si mesmos e aos que estejam sob sua tutela.

Sempre psiquicamente dependentes de outras pessoas, inclusive dos filhos e neto, jamais adquiriem a segurança e a firmeza de caráter. Procuram alguns estar permanentemente em festas e diversões, como se a estadia aqui na Terra fosse mera excursão de férias.

Permancem imaturos a vida toda; não conseguem superar os quadros da adolescência.

É lamentável ver todos os dias em sociedade, homens e mulheres já com cabelos brancos, tentando copiar as atitudes, as roupas, as conversas e a mentalidade de adolescentes. A mídia tem incentivado bastante esses desajustes, pois costuma identificar erroneamente maduros de espírito jovem, com irresponsabilidade, mau gosto e desequilíbrio.

Tudo isso está diretamente relacionado ao grau de evolução do Espírito e não ao seu grau de instrução na vida presente. Há muitas pessoas simples e sem diploma que revelam extraordinária capacidade de compreensão da vida.

Mas, em algumas, instruídas ou não, a ignorância espiritual gera a fraqueza moral e a incompreensão dos valores mais sólidos da existência. Em outras, o comodismo provoca o encarceramento em padrões psíquicos cristalizados.

QUEM É A ARTICULISTA - Dora Incontri é jornalista, pesquisadora, escritora e PhD em Filosofia da Educação. Responde ainda pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, com sede em São Paulo, capital.

Nenhum comentário: