sábado, 24 de abril de 2010

ARTIGO

O LIVRE EXAME

MARCELO HENRIQUE
São José - SC

A Doutrina dos Espíritos é a doutrina da liberdade por excelência. Liberdade de pensamento, de expressão, de convicção, de entendimento, de prática.

Os espíritas realmente estudiosos e interessados sabem distinguir o joio do trigo, ou seja, têm capacidade de lerem qualquer escrito e apontar-lhes erros, contradições e absurdos, quando em cotejo com os fundamentos doutrinários espiritistas.

Assim, todos somos livres para ler aquilo que nos chega às mãos, procurando "reter a melhor parte" e selecionar aquilo que corresponda às verdades espirituais.

Falando em verdade, vale, também aqui, a recomendação do espírito Erasto: "Melhor repelir nove verdades do que aceitar uma única mentira."

Resta-nos o exercício da crítica em relação a tudo o que temos, ouvimos, presenciamos e, sob a ótica espírita, respeitarmos e valorizarmos o conjunto dos princípios espíritas.

Deles nos afastando, podemos ser tudo. Menos espíritas!

QUEM É O ARTICULISTA - Marcelo Henrique Pereira é jornalista, escritor, mestre em Ciências Jurídicas e professor universitário. Responde atualmente pela presidência da ABRADE e do Centro Cultural Espírita Herculano Pires, na cidade de São José, SC.

Nenhum comentário: