quinta-feira, 29 de abril de 2010

ARTIGO



















A CRÍTICA SEM OS CRITÉRIOS DA BONDADE,
DA UTILIDADE E DA VERDADE


SAULO AURÉLIO DA ROCHA - PE
Especial para o Blog da ANESPB

Negar o sucesso de público e crítica acerca do filme CHICO XAVIER, dirigido por Daniel Filho, é negar a realidade dos fatos. O filme já levou cerca de 2 milhões de espectadores às salas de cinemas das grandes capitais brasileiras.

Parodiando o nosso insuperável presidente Lula, diria que "nunca na história deste país" um filme nacional chegou a tanto. Uma prova inquestionável de que Francisco Cândido Xavier tem carisma e cativa "gregos e troianos", mesmo depois de "morto".

Se você ainda não assistiu o filme, vá. Com uma condição: leve sua família. Não importa sua crença ou ideologia. Conheça um pouco do muito que foi este homem, cuja dimensão espiritual não temos a tola pretensão de analisar com o nosso orgulho e egoísmo velados.

O filme é bom para toda a família. Seja ela espírita ou não. Traz uma mensagem incutida no seu bem elaborado roteiro. E essa mensagem você certamente descobrirá no decorrer da exibição do longa.

Não é só uma cinebiografia. Vai mais além da expectativa de descobrir o mundo paranormal do saudoso médium mineiro.

Trata-se naturalmente da história de vida de um homem que se fez instrumento de uma tarefa consoladora, usando cartas psicografadas, para adocicar a amargura de milhares de mães e pais que o procuravam nas reuniões do Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Uberaba, MG.

CHICO XAVIER é um filme instigante para muita gente, principalmente para os ateus, os materialistas, os religiosos ortodoxos que não acreditam numa vida espiritual depois da morte física.

Se alguns espíritas ainda teimam em criticar, achando que alguma coisa não ficou bem no filme, que se manifeste com coerência, bom senso e inteligência. Sem aquela crítica infeliz que nada tem de boa, útil e verdadeira.

Eu gostei e recomendo! Parabéns a toda equipe de produção e direção do filme! E que venha agora outro sucesso de bilheteria do nosso cinema nacional: NOSSO LAR.

Nenhum comentário: