segunda-feira, 12 de abril de 2010

ENTREVISTA













A ANESPB CONVERSOU COM O JORNALISTA, ESCRITOR, FUNDADOR E SECRETÁRIO DO CENTRO KARDECISTA OS ESSÊNIOS, OCTÁVIO CAÚMO SERRANO, SOBRE O 13º ANIVERSÁRIO DE EXISTÊNCIA DA CASA

CARLOS ANTONIO
DE BARROS
Especial para o Blog da ANESPB

1 - O que está programado para comemorar os 13 anos de fundação do CEKOE, a partir do dia 1º de abril?
Caúmo - Nossa programação consiste em continuar trabalhando com a mesma seriedade e agradecer a todos que colaboram conosco, encarnados e desencarnados, por nos darem tão expressiva oportunidade de oferecermos nossa modesta parcela para a modificação da sociedade. A nossa festa é toda espiritual. A confraternização é algo permanente em nossa casa e independe de datas especiais. Procuramos nos querer bem e sermos solidários com todos os que dividem conosco esta experiência de vida.

2 - Por que o CEKOE difere tanto em termos filosófico, pedagógicos e educacional das demais instituições adesas à Federação Espírita Paraibana?
Caúmo - Não somos diferentes de nenhuma Casa Espírita. Assim imaginam os que nos vêem enfatizar a importância da disciplina, do estudo e da organização para a boa execução dos trabalhos que nos competem. Esta nossa característica não se restringe ao CEKOE, mas é um princípio de vida que temos, a presidente - minha esposa - e eu, desde que nos conhecemos como gente. Como é resultante da educação do lar, procedemos igualmente na nossa vida pessoal e profissional.

3 - O jornalismo espírita brasileiro precisa de um "modelo de crítica" para contornar o repúdio de dirigentes e lideranças que se julgam inquestionáveis
Caúmo - Não, não precisamos de modelos. Precisamos de bom senso para perceber quando algo, ainda que de direito, possa fazer mais bem do que mal. Cada um que seja juiz de si mesmo, diga o que quiser e as pessoas que lerem ou ouvirem suas opiniões decidam se deve seguí-las ou não. Cada um responda pelos seus atos.

Nenhum comentário: