quinta-feira, 15 de abril de 2010

ENTREVISTA

NOSSO ENTREVISTADO DE HOJE É O ECONOMISTA E JORNALISTA JOSÉ RODRIGUES, UM ESPÍRITA DE BEM COM A VIDA QUE INFLUENCIOU MUITOS JOVENS NA BAIXADA SANTISTA

CARLOS ANTONIO DE BARROS
Especial para o Blog da ANESPB

1 - Como jornalista e observador do movimento espírita, o que não está coerente com os ensinamentos contidos nas Obras Básicas?
Rodrigues - O conteúdo genuinamente espírita veiculado por Allan Kardec é, ainda, bem seletivo no movimento espírita brasileiro. A índole religiosa da maioria ainda que de algum modo possa produzir resultados positivos para a sociedade - atrasa a marcha da transformação social à qual o Espiritismo se propõe. Um novo contingente de espíritas saídos de faculdades de diferentes segmentos, já se encarrega de exigir, propor e aplicar um trato mais independente à chamada prática espírita. E, acima da prática, está a teorização filosófica, com alto potencial transformador. O avanço nesse sentido é notório e irreversível.

2 - Como você analia o surgimento de instituições de estudo e pesquisa para desenvolver racionalmente a Ciência Espírita em nosso meio?
Rodrigues - É uma etapa altamente positiva na construção do pensamento espírita kardequiano. Essa é a gênese esperada. Costumo dizer que não adianta criticar a história, porque ela tem raízes reais. A saída está em avançar-se no conhecimento, cada qual no campo com o qual melhor se identifica. Não há limites ou barreiras para isso, dado o caráter libertário e progressita do Espiritismo.

3 - O jornalismo espírita está sendo praticado com maturidade, ou ainda carece de uma série de ajustes para melhor readequar-se à realidade do jornalismo proposto por Kardec?
Rodrigues - O termo "jornalismo espírita" adquiriu amplo aspectro, com novas formas de mídia. O jornalismo impresso, ao qual me dediquei por décadas, tinha um viés doutrinante, fechado, com textos dirigidos a convertidos. Pouca abertura, dúvida, especulação e muita certeza. A mídia eletrônica já alterou um pouco essa forma de comunicação, talvez pela convivência com um mundo globalizado. Esta foi a proposta de Kardec, de falar para o mundo, com qualidade.

QUEM É O ENTREVISTADO - José Rodrigues desencarnou no dia 10 de fevereiro deste ano. Integrou o Centro Espírita Allan Kardec, de Santos, SP e coordenou o site Pensamento Social Espírita (PENSE - www.viasantos.com/pense). O entrevistamos quatro meses antes de sua morte física.

Nenhum comentário: