sexta-feira, 16 de abril de 2010

ENTREVISTA

NOSSO ENTREVISTADO DE HOJE É O JORNALISTA E EDITOR DO JORNAL "ABERTURA", DE SANTOS, SP

CARLOS ANTONIO DE BARROS
Especial para o Blog da ANESPB

1 - Em 2008, o senhor lançou a polêmica proposta do "Novo Modelo Conceitual da Doutrina Espírita Kardecista". Como esse seu "novo modelo conceitual" pode ser desdobrado e aplicado na melhoria do conhecimento espírita?
Regis - O Modelo Conceitual é uma proposta de reformulação de conceitos abrangendo o organismo doutrinário de modo a projetá-lo para além dos limites do cristianismo.

2 - O senhor acha mesmo que o movimento espírita brasileiro esteja precisando de uma "nova teoria" para restabelecer os paradigmas filosóficos e científicos da Doutrina dos Espíritos?
Regis - Sem dúvida. É uma análise até simples porque a realidade do Espiritismo brasileiro distancia-se substancialmente do projeto inicial de Kardec. O Nomo Modelo é uma releitura da obra de Kardec, contextualizando-a ao momento presente, depois de mais de 150 anos de sua vigência.

3 - O que diferencia a Doutrina Espírita da "Kardecista" no seu livre pensar?
Regis - Justamente por ser um novo pensar sobre Deus, o Homem e o Mundo, eixo sobre o qual gira todo o entendimento espírita.

QUEM É O ENTREVISTADO - Jací Regis é fundador e dirigente do Instituto Cultural Kardecista de Santos (ICKS). Tem graduação em Jornalismo e Psicologia. É autor de mais de 50 livros espíritas.

Nenhum comentário: